BRUXISMO

O que é o bruxismo?

É uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger e apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste dentário, amolecimento dos dentes e em casos mais graves, dores na articulação da mandíbula (ATM). O bruxismo, ou o apertamento dentário levam a uma disfunção da mandíbula chamada de DTM (disfunção tempero-mandibular).

Quais as causas do bruxismo?

O bruxismo está relacionado com o estresse do dia a dia. Ele causa danos às estruturas dentárias, músculos e articulações orais e faciais. Pode também causar um significante desgaste no esmalte dentário, ou micro fraturas nas pontas dos dentes.

Quais os sinais e sintomas do bruxismo?

Se você range ou aperta os dentes, acorda com os músculos da mandíbula doloridos e com dor de cabeca, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo ou de apertamento dentário.

Qual o tratamento?

Pode-se controlar os danos através de um correto diagnóstico e de tratamentos individualizados para cada caso, entre eles podemos citar as placas noturnas, as técnicas de relaxamento muscular, as correções do alinhamento dentário com aparelhos e a aplicação da toxina butolínica nos músculos mastigatórios.

Quanto mais cedo o bruxismo for diagnosticado, menos ele afetará a sua qualidade de vida.