HARMONIZAÇÃO FACIAL

Toxina Botulínica (Botox)

O tratamento com toxina botulínica é um tratamento para reverter ou prevenir o desenvolvimento de rugas. Os pés de galinha, as linhas de preocupação (rugas frontais) e outras rugas podem ser tratadas com este procedimento.
Este é um excelente método para prevenir também a necessidade de procedimentos estéticos mais invasivos no futuro. No entanto, flacidez cutânea e perda de volume facial por atrofia de gordura não podem ser corrigidas com botox.

Uma avaliação geral das rugas normalmente é realizada antes do procedimento para ser definidos os melhores locais e a quantidade necessária para o tratamento de rugas. Rugas profundas instaladas há muito tempo podem ser difíceis de serem tratadas apenas com a toxina botulínica. Caso você tenha uma destas lhe será informado que para correção completa pode ser necessário também o uso de algum preenchimento.

Preenchimento Facial

O Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico é uma técnica de rejuvenescimento indicada no preenchimento de sulcos faciais, rugas, lábios finos e no tratamento de depressões no rosto, de forma muito rápida. O procedimento estimula ainda a produção de colágeno, agindo no combate do envelhecimento da pele.

Quando bem indicados e executado, os preenchedores podem ajudar a melhorar o volume dos lábios e melhorar o contorno do rosto de forma natural.
Os preenchedores podem ser utilizados nas seguintes regiões faciais:

  • lábios
  • sulco mentolabial (bigode chinês)
  • olheiras
  • contorno mandibular

Uma avaliação pré-operatória é importante para determinar se a estética pode ser corrigida apenas com preenchedores.
Cabe entender que atualmente, o preenchedor mais seguro é o ácido hialurônico e sua ação é temporária. O volume se mantêm por até 12 meses e re-aplicações podem ser necessárias.
O único preenchedor seguro e definitivo é a gordura, que no entanto, apresentam efeito imprevisível uma vez que grande parte do volume pode ser rapidamente reabsorvida.

Agende uma consulta de avaliação e surpreenda-se com os benefícios estéticos da harmonização facial pode fazer para você!

Bichectomia

A bichectomia é o termo atual para descrever a remoção cirúrgica da gordura da bochecha. Esta gordura é também chamada de bola adiposa de Bichat e por isso o nome de Bichectomia no Brasil.
Embora descrito nos anos 80, atualmente o procedimento se tornou popular.
O objetivo estético é remover volume das bochechas criando uma leve concavidade, e evidenciando as “maças do rosto”, também chamadas de zigomas. A remoção das bolas de Bichat dá um aspecto mais fino e alongado ao rosto, além de poder deixá-lo mais simétrico. Este procedimento ganhou muita popularidade.


Embora popular, ainda é pouco descrito na literatura científica, quanto aos seus efeitos a longo prazo.
Portanto, abaixo colocamos nosso posicionamento:

  1. Não é indicado para pacientes obesos. A avaliação nestes pacientes é difícil devido ao grande acúmulo de gordura abaixo da pele. É difícil avaliar se realmente o paciente apresenta excesso de volume nas bochechas.
  2. É raramente indicado para homens. Embora alguns homens possam se beneficiar esteticamente com este procedimento evidenciando mais os zigomas ( maçãs do rosto). Na nossa opinião, no homem raramente o procedimento é interessante. Em alguns homens, uma bichectomia conservadora é indicada apenas para casos de grandes excessos de volume na bochecha.
  3. Não é indicado para pacientes que apresentam deficiência de zigomas (maçãs do rosto). Neste caso, o melhor procedimento é evidenciar os zigomas com próteses customizadas ou com preenchimentos faciais (gordura ou ácido hialurônico).
  4. Não é indicado para pacientes com excesso de projeção de zigomas e com a concavidade natural na bochecha. Neste caso, a bichectomia pode causar uma acentuação não-natural destas características e um efeito de envelhecimento prematuro.

A bichectomia pode resultar em envelhecimento prematuro?
Assim como já mencionado, não sabemos muito bem os efeitos a longo prazo deste procedimento. Embora alguns profissionais indiquem sem nenhuma preocupação, outros desaconselham argumentando que os efeitos a longo prazo podem ser de envelhecimento prematuro da face.

Esta suposição está relacionada especialmente às descobertas nos últimos 10 anos de que o envelhecimento facial em parte está relacionado a perda de volume de gordura em algumas regiões faciais. O preenchimento facial com gordura vem sendo realizado para rejuvenescimento com bons resultados. Desta forma, parece fazer sentido que a remoção de gordura possa resultar em envelhecimento prematuro.
Portanto, nós acreditamos que a indicação deve ser cuidadosa.

Em quais casos a bichectomia é indicada?
A cirurgia é indicada para pacientes que possuem hipertrofia (aumento) das bolas de Bichat, que se machucam por morder a parte interna da bochecha ou que, por motivos estéticos, querem ter um rosto mais afinado.

Nem todo paciente deve realizar a bichectomia. Está mais indicado para indivíduos que tenham excesso de volume na bochecha, especialmente mulheres.

OS CUIDADOS NA ESCOLHA DO PROFISSIONAL
Somente o dentista cirurgião bucomaxilofacial está habilitado para fazer e lidar com quaisquer intecorrências que possam surgir durante ou após o procedimento. Segurança e confiança são fundamentais na escolha do profissional que irá executar o procedimento que é feito no consultório sob anestesia local, mas não por isso não requer cuidados!