ODONTOPEDIATRIA

Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros. Veja no ciclo dentário abaixo os principais cuidados em cada etapa da infância.

Ciclo Dentário

Até 6 meses
O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes, é necessário limpar a gengiva com gaze molhada em água mineral.

De 6 meses até 3 anos
Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental sem flúor.

De 3 até 6 anos
Use pasta dental infantil com flúor, desde que a criança já saiba cuspir e não engula a espuma. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira.
A partir dos 4 anos é melhor época para se fazer uma primeira consulta ao odontopediatra.

De 6 até 9 anos
Começam as trocas dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona. A criança começa a escovar os dentes sem o acompanhamento de um adulto.
Essa é a fase IDEAL para diagnosticarmos e corrigirmos as maloclusões dentárias de origem esquelética e hereditárias. São usados aparelhos removíveis ortopédicos.
As visitas ao dentista devem ser de seis em seis meses com aplicação tópica de flúor.

De 9 ate 12 anos
Troca de todos os dentes de leite pela dentição permanente. Nesta fase avaliamos a oclusão após as trocas dentárias e a necessidade de ortodontia fixa ou placas alinhadoras para corrigir as arcadas e alinhamento dos dentes.
As visitas devem ser freqüentes, de 6 em 6 meses inclusive para prevenção e diagnóstico precoce de problemas de gengiva e cáries dentárias.